Sunday, November 16, 2008

Cloud Computing - Plataforma de Computação Virtual ("Computação nas Nuvens")

 

O que oferecerá?

O Cloud Computing é um modelo no qual processamento, armazenamento e aplicativos estão em algum lugar da rede e são acessados remotamente. No caso do processamento, essa tecnologia emergente simplesmente utiliza a capacidade ociosa dos processadores conectados em rede para tarefas que demandem milhares de instruções. Significa dizer que o processamento será distribuído e tarefas que poderiam levar dias podem ser resolvidas em segundos. Nunca a frase "a união faz a força" foi tão verdadeira. Já convivemos parcialmente com esse modelo. Por exemplo quando utilizamos o Gmail, os arquivos e anexos ficam armazenados em algum lugar da rede (nesse caso no Google). Quando utilizamos o Docs do Google , estamos processando um aplicativo que não está instalado no nosso computador.

Mercado Atendido:

Deve começar pelos chamados Netbooks , que são computadores simples e basicamente com acesso a internet, não tendo grande capacidade de processamento, armazenamento e aplicativos instalados.


Características da Inovação Disruptiva:

  • Menor Performance: até a estabilização da tecnologia e dos padrões haverá uma queda na performance em comparação com o padrão de mercado;
  • Mais Simples: não é necessário comprar aplicativos, fazer upgrades , etc;
  • Mais Barato: tudo será gratuito;
  • Mais Conveniência: o simples fato de tudo poder estar em qualquer lugar, independente de qual máquina vc esteja trabalhando gera uma conveniência enorme.

Reações e Conseqüências

Como o próprio Bill Gates declarou alguns anos atrás, o maior concorrente da Microsoft é o Google.

 

No comments: