Sunday, October 24, 2010

The Future of Radio and Broadcasting (Gerd Leonhard, The Futures Agency)

O futuro do rádio em uma visão pragmática do broadcasting.

Change and Innovation in the New Mobile Economy

Check out this SlideShare Presentation from Rudy De Waele:

Sebraetec: R$ 122,5 milhões para inovação




Sebraetec: R$ 122,5 milhões para inovação
Por Diego Remus em 22 de outubro de 2010

Nos negócios, especialmente no que se refere a financiamentos e investimentos, o timing é importantíssimo. Para certas coisas, sempre é hora. Para outras, há um prazo, e não existe o quase (ou você conseguiu no prazo, ou não conseguiu. No projeto colaborativo que propusemos para startups participarem do edital da Finep, não conseguimos vencer o prazo.

Para que isso não se repita, já aviso agora para que todos fiquem alerta. O Serviço Nacional de Apoio ao Empreendedorismo (Sebrae) lançou o Programa Sebraetec: um conjunto de editais que serão lançados a partir de janeiro de 2011. As propostas contemplam R$ 122,5 milhões não reembolsáveis para investir em 810 projetos de empresas de pequeno porte, em inovação incremental ou de ruptura.
Modalidades previstas:

Inovação: Interessante a contemplação de inovação de encadeamento empresarial – para quando os fornecedores de uma grande empresa precisam inovar devido a demandas do cliente. Para esta modalidade chamada Sebraetec Inovação (que inclui ainda projetos de eco-inovação), os projetos podem ser de até R$ 90 mil e um ano de duração;
Inova: Empresas que fizerem inovação de ruptura poderão contar com até R$ 600 mil durante dois anos, dentro da modalidade Sebraetec Inova. A outra modalidade iniciará em 2012, destinada a projetos de Indicação Geográfica, focados em ações coletivas com grupos de produtores ou de empresários. O prazo de implantação do projeto será de até 24 meses e o apoio poderá chegar a R$ 200 mil.
Para participar dos editais, o empresário deve fazer uma proposta de projeto, podendo ter o apoio técnico de um provedor de solução de inovação e tecnologia – tais como universidades, institutos de pesquisa e instituições de inovação e tecnologia – que poderá desenvolver o projeto para a empresa. Dependendo das regras do edital, o recurso poderá ser destinado diretamente ao provedor, por meio de um convênio, ou à micro e pequena empresa beneficiada por intermédio de um contrato tripartite (Sebrae, empresa e instituição provedora de solução). Em ambos os casos, a pequena empresa escolhe quem será a entidade que vai desenvolver seu projeto.

Thursday, October 21, 2010

Economist "Did you know?"

Esse é somente um dos muitos vídeos disponíveis no youtube relacionados a
"Did you know?". Esse da Economist é muito bom e faz refletir...

Monday, October 18, 2010

Twitter no trabalho: como evitar problemas desnecessários

Twitter no trabalho: como evitar problemas desnecessários

Publicada em: Outubro/2010


Por Daniela do Lago - coach executiva

Com a massificação das tecnologias de comunicação e informação, a linha divisória entre a vida profissional e a vida pessoal já não é mais muito clara.

Nesse contexto as redes sociais se configuram como a mais nova "dor de cabeça" do mundo corporativo. O Twitter, por exemplo, o novo "queridinho virtual", ao mesmo tempo em que se configura como eficaz ferramenta de comunicação empresarial, pode ser um grande foco de distração para os funcionários. O segredo para o bom uso é adotar uma postura adequada aos padrões da empresa e, assim, evitar problemas profissionais.

1 O Twitter é ambiente público
O Twitter é uma ferramenta veloz e tem largo alcance. Por isso, pense bem antes de postar uma mensagem. O que se "twitta" ganha grande visibilidade e a repercussão é sempre amplificada. Estamos expostos, tanto para admiração como para críticas: lembre-se disso.

2 Opiniões fortes sobre assuntos polêmicos
No Twitter, são naturais as discussões de idéias. É sempre bom, no entanto, tomar cuidado com comentários sobre temas polêmicos – como religião, política e opções sexuais. Cada ser humano tem seus valores e uma opinião extremada pode ferir os valores de alguém. Cuidado com as animosidades desnecessárias.

3 Cuidado para não ser mal interpretado
Evite muitas abreviações. Apesar de permitir apenas 140 toques, não é necessário espremer tudo em uma mensagem. Sempre considere o que os demais irão entender. Escrever para si não funciona e pode gerar muitos conflitos. Evite ser mal interpretado.

4 Cuidado com os desabafos
O Twitter pode ser usado como um canal pelo qual os profissionais desabafam de modo informal sobre acontecimentos da empresa. Um desabafo pode ser mal interpretado por um colega e, no futuro, ser usado contra aquele que desabafou.

5 Pense bem antes de escrever informações da empresa
Fique atento - às vezes uma informação simples para você, pode causar sérios prejuízos à empresa.

A executiva de uma grande indústria de beleza me confidenciou um caso interessante: ela possui Twitter e "segue" vários profissionais de empresas concorrentes. Certa vez, um comentário de uma dessas pessoas lhe chamou a atenção. De acordo com ela, a concorrente afirmava estar, naquele momento, em um órgão do governo para conseguir autorização de venda de um novo produto. Sabendo disso, a executiva agilizou o processo interno de sua empresa e antecipou o lançamento de um produto similar antes que a concorrência obtivesse tal licença. Sem essa informação, talvez isso não ocorresse.

6 Foque em informações gerais
Evite escrever informações precisas sobre o que se está fazendo, mesmo que seja essa a proposta inicial do Twitter. Dependendo da profissão, isso pode gerar problemas. Profissionais que trabalham em casa, por exemplo, perdem a credibilidade se disserem que dormiram até mais tarde ou foram passear.

7 Não ligue para seus críticos
Estamos expostos no Twitter, tanto para admiração, quanto para críticas. Os críticos fazem parte da vida, algo que todos temos de encarar. A única maneira de se evitar críticas é vivendo uma vida isolada – o que, definitivamente não ocorre ao se usar o Twitter. Lembre-se, o comentário que seus seguidores adoram pode irritar outras pessoas e, por mais que tentemos evitar, sempre haverá alguém para nos criticar.

Daniela do Lago é coach executiva, palestrante, colunista fixa do UOL Empregos e da Rádio Transamérica para assuntos de Comportamento no Trabalho. Acessem www.danieladolago.com.br e sigam no twitter: @daniela_lago

Saturday, October 16, 2010

Alguns pitacos sobre Liderança




Recentemente fui questionado para um trabalho de pós-graduação sobre o que eu pensava,
de maneira geral, sobre 3 perguntas:

1. Lidera-se de forma igual ou diferente?

SIM. A principal função do líder é servir e isso tem que ser feito/adaptado conforme
o perfil de cada liderado. Já ouviu falar das pessoas X e Y? É apenas um dos fatores
de adaptação. Tem pessoas que gostam de receber:

- desafios grandes e complexos
- outras mini-desafios (por exemplo diariamente) para não perder o foco e ter uma sensação de realização
mais frequente (mesmo que em doses menores)
- outras um pouco de proteção
- outras respeito
- outras reconhecimento
- e muitas outras um pouco de cada.

Já ouviu falar da pirâmide de Maslow? Pois é, depende do nível que cada um está nessa pirâmide,
inclusive o próprio líder!

O líder deve inspirar o liderado, deve ser um exemplo a ser seguido. Aliás, o líder também precisa
ser liderado, se inspirar em outro líder dentro ou fora da organização. Engana-se quem pensa que um
grande líder não tem suas dúvidas, angustias, indecisão, pontos fracos etc. São seres humanos como
nós, com algumas competências muito interessantes, porém também tem seus pontos a melhorar.
A velha máxima continua mais verdadeira do que nunca: "Ninguém é perfeito!". Por esse motivo que
estar aberto a feedback e dar feedback constante é muito importante. A preocupação em se aperfeiçoar
e poder ajudar os liderados também é uma característica do líder.

Se a teoria de liderença não for essa então eu sou um discidente... :-)

2. Se diferente, o que determina a forma de liderar?

Bom , acho que acabei respondendo acima.

Uma coisa que determina também é o que o liderado espera, suas expectativas, etc.
Se uma pessoa está trabalhando em uma obra, longe da família e quer ir embora vc vai ter problemas.
Se uma pessoa foi "queimada" por outro departamento e quer reconhecimento do seu verdadeiro valor
mostrando serviço, vai ser mais fácil.

Já se uma pessoa estiver somente esperando 2 anos para se aposentar e sempre fez o serviço daquela maneira,
vc tbém vai ter problemas.

3. Qual o maior desafio do líder?

Acho que o maior desafio é alcançar os resultados desejados gerando uma relação mútua de confiança,
admiração, realização e trabalho em equipe. O liderado tem que ter total liberdade para conversar com o
líder sobre futuro, carreira, comportamento, aspirações, pontos que pode melhorar, etc. Como se o líder
fosse um coach ou um mentor, independentemente se a opinião do líder é de que talvez o liderado tenha
que procurar um outro rumo para atingir seu objetivo de vida (ex.: ser PMP, mudar de departamento, ir para a área
comercial, fazer faculdade de engenharia, fazer MBA de gestão, fazer MBA de projetos, fazer pós na área técnica, aprender
outro idioma, etc). O líder tem que ser uma espécie de porto seguro, que entenda suas fraquezas, ajude
a vc superar os obstáculos, te indique um caminho, que proteja o grupo nas dificuldades (nós erramos) e
utilize os momentos de vitória para agradecer o apoio publicamente. Se o agradecimento vier também por uma
divulgação no jornal interno da empresa, o nome do líder nem precisa ser citado, bastando somente os seus liderados, afinal
de contas todos já sabem quem está por trás de tudo e formou a equipe vencedora.

Alguns pitacos sobre Liderança

Recentemente fui questionado para um trabalho de pós-graduação sobre o que eu pensava,
de maneira geral, sobre 3 perguntas:
 
1. Lidera-se de forma igual ou diferente?
 
SIM. A principal função do líder é servir e isso tem que ser feito/adaptado conforme
o perfil de cada liderado. Já ouviu falar das pessoas X e Y? É apenas um dos fatores
de adaptação. Tem pessoas que gostam de receber:
 
- desafios grandes e complexos
- outras mini-desafios (por exemplo diariamente) para não perder o foco e ter uma sensação de realização
mais frequente (mesmo que em doses menores)
- outras um pouco de proteção
- outras respeito
- outras reconhecimento
- e muitas outras um pouco de cada.
Já ouviu falar da pirâmide de Maslow? Pois é, depende do nível que cada um está nessa pirâmide,
inclusive o próprio líder!
 
O líder deve inspirar o liderado, deve ser um exemplo a ser seguido. Aliás, o líder também precisa
ser liderado, se inspirar em outro líder dentro ou fora da organização. Engana-se quem pensa que um
grande líder não tem suas dúvidas, angustias, indecisão, pontos fracos etc. São seres humanos como
nós, com algumas competências muito interessantes, porém também tem seus pontos a melhorar.
A velha máxima continua mais verdadeira do que nunca: "Ninguém é perfeito!". Por esse motivo que
estar aberto a feedback e dar feedback constante é muito importante. A preocupação em se aperfeiçoar
e poder ajudar os liderados também é uma característica do líder.

Se a teoria de liderença não for essa então eu sou um discidente... :-)
 
2. Se diferente, o que determina a forma de liderar?
 
Bom , acho que acabei respondendo acima.

Uma coisa que determina também é o que o liderado espera, suas expectativas, etc.
Se uma pessoa está trabalhando em uma obra, longe da família e quer ir embora vc vai ter problemas.
Se uma pessoa foi "queimada" por outro departamento e quer reconhecimento do seu verdadeiro valor
mostrando serviço, vai ser mais fácil.
 
Já se uma pessoa estiver somente esperando 2 anos para se aposentar e sempre fez o serviço daquela maneira,
vc tbém vai ter problemas.
 
3. Qual o maior desafio do líder?
 
Acho que o maior desafio é alcançar os resultados desejados gerando uma relação mútua de confiança,
admiração, realização e trabalho em equipe. O liderado tem que ter total liberdade para conversar com o
líder sobre futuro, carreira, comportamento, aspirações, pontos que pode melhorar, etc. Como se o líder
fosse um coach ou um mentor, independentemente se a opinião do líder é de que talvez o liderado tenha
que procurar um outro rumo para atingir seu objetivo de vida (ex.: ser PMP, mudar de departamento, ir para a área
comercial, fazer faculdade de engenharia, fazer MBA de gestão, fazer MBA de projetos, fazer pós na área técnica, aprender
outro idioma, etc). O líder tem que ser uma espécie de porto seguro, que entenda suas fraquezas, ajude
 a vc superar os obstáculos, te indique um caminho, que proteja o grupo nas dificuldades (nós erramos) e
utilize os momentos de vitória para agradecer o apoio publicamente. Se o agradecimento vier também por uma
divulgação no jornal interno da empresa, o nome do líder nem precisa ser citado, bastando somente os seus liderados, afinal
de contas todos já sabem quem está por trás de tudo e formou a equipe vencedora.
 

Thursday, October 7, 2010

A Criatividade

"A criatividade é experiência de solidão na medida em que mergulha nas raízes profundas

do homem e na sua essência singular, para a partir destas emergir à consciência como um

querer mostrar, um querer dizer, um querer ser."

– Manuela Toscano in "A Criatividade no Gesto Musical" –