Monday, September 29, 2008

O mundo pós subprime -> planejamento estratégico e ações para os próximos 2 anos

As empresas já começam a rever o planejamento estratégico e traçando cenários e ações para os
próximos anos (focando mais em 2009 e 2010).
 
O cenário otimista ficaria por:
1. dinheiro sumirá do mercado (aliás já está sumindo). Empresas terão que rodar com o próprio caixa!
2. impacto nos bancos europeus não ser tão crítica como nos EUA. Caso seja, a situação da economia global se agravará muito mais;
3. EUA terá que recriar sua economia (talvez uma reindustrialização). Terão que fazer poupança e diminuir as compras no crédito;
4. desaceleração grande nos emergentes (BRIC), mas mantendo um crescimento razoável;
5. PIB brasileiro crescendo 2-3%;
6. valorização da economia das "coisas reais";
 
Prováveis Ações para proteção da operação:
1. conter investimentos;
2. aumentar geração de caixa;
3. avaliar a operação do negócio somente com o próprio caixa e tomar as ações necessárias;
4. hedge (por exemplo com dólar a R$1,90);
5. redução e/ou compartilhamento de custos, principalmente os fixos;
6. flexibilizar estrutura operacional para poder se adequar rapidamente às mudanças de cenários;
5. conversar com parceiros, entidades e até mesmo competidores para melhor avaliação do cenário real.
 
Insights para aproveitamento das oportunidades em tempos de crise:
1. tempos de crise também são tempos para inovação e grandes oportunidades para empreendedores. Quem tiver dinheiro em caixa nos próximos anos terá muitas oportunidades baratas para alavancar o futuro através de "coisas reais";
2. empresas tradicionais acabam assumindo perdas enormes por tentar complementar, de maneira arriscada,  o resultado com ganhos financeiros uma vez que o ganho na operação tem diminuído sistematicamente, vide Sadia e Aracruz. Em casos extremos, essas empresas poderão ser compradas pelos concorrentes por valores muito baixo;
3. empresas centenárias estão derretendo em alguns dias. Empresas que ficaram fora da "farra especulativa" agora vão poder fazer acquisições estratégicas, aumentar mecado e diluir os custos operacionais;
4. bom seria os emergentes aproveitarem o momento de maneira inteligente e racional através da expansão de suas multi-nacionais;
5. as melhores e mais inovadoras cabeças terão que trabalhar bastante. Para quem criou mais recentemente a Internet, o GPS e a própria bolha imobiliária, podemos esperar soluções bastante criativas.
 

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