"A revolução da Informação e do Conhecimento" – Roland Pinsdorf
Será que as pessoas que viveram a revolução industrial tinham consciência da importância daquele momento na história da himanidade? Provavelmente não.
Será que temos consciência e damos valor aos avanços tecnológicos dos últimos 15 anos? Provavelmente não também. Estes avanços estão remodelando a sociedade e a gestão das empresas através da informação e do conhecimento compartilhados.
Empresas que não entenderem ou resistirem às mudanças e novidades estão fadadas ao fracasso das suas operações.
A Internet e as modernas tecnologias de e-business proporcionam inúmeras maneiras de redução de custos e aumento de competitividade nas empresas.
Empresas podem usar soluções de VOIP e praticamente eliminar contas telefônicas. Adicionalmente podem utilizar vídeo conferência através do uso de webcams.
Já o governo pode reduzir drasticamente seus gastos ao disponibilizar serviços via Internet e ao mesmo tempo aumentar a qualidade. Um bom exemplo é a receita federal com o sistema de IRPF.
Empresas aéreas podem reduzir seus custos oferecendo via Internet não somente a venda de bilhetes como reserva de acentos e check-in (incluindo o via celular enviando uma imagem de um código de barras mais avançado que existente atualmente nos produtos dos supermercados).
Outro bom exemplo é a computação nas nuvens ou Cloud Computing , proporcionando redução de custos com licenças, capacidade de hardware, disponibilidade da informação e back-up. Isso é possível porque todos os softwares aplicativos e arquivos são armazenados fora da empresa e basta um navegador (browser) para se ter acesso ao conteúdo.
O home office hoje é uma realidade que além de diminuir custos com aluguel de prédios e salas comerciais, aumenta a qualidade de vida dos colaboradores. Aparelho celular com funções de Internet colocam o colaborador automaticamente conectado com a empresa em regime 24/7, reduzindo os custos muitas vezes por uma tomada de decisão ágil ou mesmo evitando deslocamentos.
Bons profissionais de marketing podem reduzir custos utilizando os benefícios e potencialidade da chamada Web2.0 (blogs, sites de relacionamento, second life, wikis, marketing viral, etc).
O jornalista de escritor Thomas L. Friedmann notou que com a revolução da informa;cão e do conhecimento "o mundo torna-se plano". O uso da Internet conjugado com a globalização potencializada a partir de 1989 com a queda do muro de Berlin, tem quebrado barreiras e criado mercados.
A recente crise financeira mundial foi amplificada pelo dinamismo e interconexão do mercado financeiro mundial. Viabilizado pela Internet e tecnologias de e-business, títulos podres de hipotecas imobiliárias nos EUA foram espalhados pelo mundo rapidamente.
Fica aqui então o convite para o próximo capítulo da história onde nossas empresas podem ser as protagonistas, reinventando-se frequentemente e maximizando o retorno do negócio.
No comments:
Post a Comment