Tuesday, October 21, 2008

Disruption Innovation Case -> Nintendo Wii, Caso de Inovação Disruptiva -> Nintendo Wii

NINTENDO Wii
O que está oferecendo?
É um dos exemplos mais atuais em termos de inovação disruptiva. O Nintendo Wii é um vídeo game criado a partir da inovação no modelo de negócio e desenvolvimento. Até então, todos os competidores focavam na inovação incremental dos consoles, sempre buscando uma capacidade de processamento gráfico maior. Seus concorrentes PS3 e X-Box 360 baseiam-se em tecnologias blu-ray de alta definição e continuam utilizando os mesmo joysticks convencionais. A Nintendo decidiu romper com o padrão e criou o joystick Wii-Mote. O Wii-Mote é um controle sem fio que se comunica com o console por bluetooth e por infra-vermelho. Além disso o controle é equipado com uma extensão chamada de Nunchuck, possibilitanto o uso das duas mãos. Tanto o Wii-Mote quanto o Nunchuck são equipado com sensores de movimento e acelerômetros, o que possibilita comandar o vídeo game através de movimentos reais, por exemplo jogo de boliche, tenis, baseball, arco e flecha, etc.

A estratégia da Nintendo foi focar na maneira de jogar ao invés da capacidade gráfica. Com isso acabou satisfazendo a necessidade das crianças em jogos mais lúdicos e também despertou a vontade de jogar em pessoas que mais velhas que se viam intimidadas pela complexidade de comandos dos vídeo games tradicionais.

É um vídeo game interativo, a qual o jogador é projetado para dentro da tela e com isso participando com movimentos reais dentro do contexto do jogo. Uma das idéias da Nintendo era fazer um vídeo game para que as crianças se movimentassem, evitando assim que elas entrassem em um estágio de obesidade, que atualmente é um grande problema mundial.

Mercado Atendido:

A Nintendo criou um mercado entre as pessoas mais velhas e que se sentiam intimidadas diante da complexidade dos demais vídeo games. Junto com esse mercado ocorreu uma redefinição do mercado low-end uma vez que passou a ser uma febre entre as crianças menores. Os jogos mais famosos não são os que incluem violência, mas sim jogos de tenis, baseball, golf, etc.

Características da Inovação Disruptiva

·        Menor Performance: os gráficos não são de alta definição utilizando tecnologia blu-ray;

·        Mais Simples: a estratégia da Nintendo foi focar na maneira de jogar ao invés da capacidade gráfica. Com isso acabou satisfazendo a necessidade das crianças em jogos mais lúdicos e também despertou a vontade de jogar em pessoas que mais velhas que se viam intimidadas pela complexidade de comandos dos vídeo games tradicionais;

·        Mais Barato: por oferecer menor recursos gráficos e conseqüente menor necessidade de processamento, o Nintendo Wii, tem o custo em torno de 50% dos concorrentes;

·        Mais Conveniente: além de todo o exposto, o Wii oferece, através do Wii Menu, serviços de previsão do tempo, mensagens, criação de personagens Mii, on-line shop, jogos on-line, armazenamento de fotografias, etc.

Reações e Conseqüências

As vendas do Nintendo Wii tem sido o dobro da concorrência, que já se movimenta para tentar anular o que torna o Wii único. Enquanto isso a Nintendo prepara nova versão do vídeo game incluindo novas funcionalidades e provavelmente gráficos de alta definição.

 

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