Monday, October 27, 2008

Disruptive Innovation -> MP3 Players Inovação Disruptiva -> Tocadores MP3

MP3 PLAYERS - TOCADORES MP3

O que está oferecendo?

Um tocador de música portátil de tamanho reduzido, com grande capacidade de armazenamento, sem o problema de trancos existentes no CD player e que pega carona no compartilhamento de músicas através da internet.

Mercado Atendido:

Os tocadores MP3 no início criaram um novo mercado de tocadores portáteis de música. Devido ao tamanho do tocador, do tamanho das mídias e das desvantagens dos CD players, os tocadores MP3 satisfizeram os desejos não atendidos pessoas que queriam escutar músicas durante a prática de exercícios, dentro de avião, etc. Como muitas inovações disruptivas, os tocadores de MP3 acabaram por aposentar os CD players que um dia tinham aposentado os Walkmans.

Características da Inovação Disruptiva

  • Menos Performance: os arquivos de MP3 não têm a mesma qualidade de áudio que os CDs, porém essa perda de qualidade não é tão percepitível ao ouvido humano.
  • Mais Simples: o MP3 é um aparelho muito simples de se operar, pois funciona como um antigo Walkman, apenas com botões básicos, como liga/desliga, avança/retrocede, tocar e pausa.
  • Mais Barato: como o tocador MP3 na verdade é um PenDrive que toca música e o preço das memórias flash são reduzidos constantemente, podemos dizer que é um aparelho barato. É possível encontrar no mercado tocadores MP3 a partir de US$10,00.
  • Mais Conveniente: os tocadores MP3 têm sua conveniência no sentido de que a maioria mostra informações das músicas no display . Também podem ser utilizados como PenDrive para troca ou backup  de arquivos eletrônicos. São convenientes também pelas dimensões reduzidas e pela capacidade de armazenamento, o que aumenta muito sua portabilidade.

Reações e Conseqüências

O tocador MP3 além aposentar o CD player também estabeleceu novos parâmetros na indústria. Vários outros equipamentos foram adaptados para poder tocar arquivos MP3, por exemplo, tocadores de DVD, aparelhos de som automotivos, celulares, etc. Programas de gerenciamento de bibliotecas de músicas e sincronismo com os tocadores MP3 tem mudado os hábitos de consumo. Hoje em dia baixar música através da internet gratuitamente ou comprar em lojas eletrônicas tornou-se comum. A partir daí os softwares aplicativos carregam os tocadores MP3 automaticamente. O ato de comprar CDs vem diminuindo drasticamente nos últimos anos.

No comments: