Tuesday, October 21, 2008

Disruptive Innovation - Inovação Disruptiva

O que será que Wikipedia, SkypeLinux, PenDrives, Youtube, Google, Câmeras fotográficas digitais, etc têm em comum?
 
Em termos de inovação podemos dizer que todos eles são disruptivos, rompem com o padrão até então estabelecido e estabalecem um nova ordem.
 
Chamamos de inovação ou tecnologia disruptiva aquelas que prestam um serviço ao consumidor de maneira mais conveniente, simples e barata. Fatores que compensam a falta de performance em relação aos padrões de mercado. Aliás, um inovação disruptiva foca os seguintes mercados:

·        Low-end: mercado negligenciado pelos grandes players do setor por apresentar menor margem de ganho ou pela imprevisibilidade de reação. No Brasil se fala muito hoje em dia do aumento do poder de compra das classes C, D e E. É exatamente esse mercado que tem sido negligenciado durante décadas. A necessidade de consumo de energia, tecnologia, alimentos e entretenimento é enorme;

·        Novo mercado: é aquele que não existia ou não era visto até a colocação da inovação disruptiva no mercado. Não necessariamente é um mercado Low-end , por exemplo consumidores de PenDrive, vídeos sob demanda (Youtube), rede de relacionamento social (Orkut e Facebook), etc.

Uma característica fundamental da inovação disruptiva é a conveniência. Algo conveniente é algo que está sempre disponível quando você precisa, é algo que pode ter uma performance menor, mas pelo fato de estar disponível exatamente no momento no qual é necessário. Um bom exemplo de conveniência são as câmeras fotográficas dos aparelhos celulares. Elas têm uma performance, nesse caso resolução e óptica, menor (até 3,2 mega pixels) que o padrão de mercado (10 mega pixels), porém estão sempre disponível pelo fato de que estamos sempre carregando o celular. Milhares de situações não seriam registradas se precisássemos portar câmeras fotográficas pelo simples fato que carregamos esse tipo de equipamentos somente para festas, eventos, etc. Conveniência é a palavra chave que faz o consumidor aceitar algo com menor performance e mais simples.

O termo Disruptive Innovation ou "Inovação Disruptiva" foi criado por Clayton Christensen (1997) no seu livro "O dilema do inovador". A inovação disruptiva pode ser entendida como uma mudança profunda causada, por exemplo, por novas tecnologias.


No comments: