Monday, October 27, 2008

Albert Einstein

"A mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original." - Albert Einstein

Disruptive Innovation -> MP3 Players Inovação Disruptiva -> Tocadores MP3

MP3 PLAYERS - TOCADORES MP3

O que está oferecendo?

Um tocador de música portátil de tamanho reduzido, com grande capacidade de armazenamento, sem o problema de trancos existentes no CD player e que pega carona no compartilhamento de músicas através da internet.

Mercado Atendido:

Os tocadores MP3 no início criaram um novo mercado de tocadores portáteis de música. Devido ao tamanho do tocador, do tamanho das mídias e das desvantagens dos CD players, os tocadores MP3 satisfizeram os desejos não atendidos pessoas que queriam escutar músicas durante a prática de exercícios, dentro de avião, etc. Como muitas inovações disruptivas, os tocadores de MP3 acabaram por aposentar os CD players que um dia tinham aposentado os Walkmans.

Características da Inovação Disruptiva

  • Menos Performance: os arquivos de MP3 não têm a mesma qualidade de áudio que os CDs, porém essa perda de qualidade não é tão percepitível ao ouvido humano.
  • Mais Simples: o MP3 é um aparelho muito simples de se operar, pois funciona como um antigo Walkman, apenas com botões básicos, como liga/desliga, avança/retrocede, tocar e pausa.
  • Mais Barato: como o tocador MP3 na verdade é um PenDrive que toca música e o preço das memórias flash são reduzidos constantemente, podemos dizer que é um aparelho barato. É possível encontrar no mercado tocadores MP3 a partir de US$10,00.
  • Mais Conveniente: os tocadores MP3 têm sua conveniência no sentido de que a maioria mostra informações das músicas no display . Também podem ser utilizados como PenDrive para troca ou backup  de arquivos eletrônicos. São convenientes também pelas dimensões reduzidas e pela capacidade de armazenamento, o que aumenta muito sua portabilidade.

Reações e Conseqüências

O tocador MP3 além aposentar o CD player também estabeleceu novos parâmetros na indústria. Vários outros equipamentos foram adaptados para poder tocar arquivos MP3, por exemplo, tocadores de DVD, aparelhos de som automotivos, celulares, etc. Programas de gerenciamento de bibliotecas de músicas e sincronismo com os tocadores MP3 tem mudado os hábitos de consumo. Hoje em dia baixar música através da internet gratuitamente ou comprar em lojas eletrônicas tornou-se comum. A partir daí os softwares aplicativos carregam os tocadores MP3 automaticamente. O ato de comprar CDs vem diminuindo drasticamente nos últimos anos.

Mundo Corporativo -> Frases curtas, simples e inteligentes

Esse post é dedicado à uma série de frases curtas, simples, inteligentes e fáceis de recordar que são verdadeiras lições ao mundo corporativo compartilhadas por pensadores, escritores, polítocos e estrategistas, como por exemplo Maquiavel, Lênin, W. Churchil, D. Eisenhower, P. Drucker, etc.

 
Winston Churchill - ex-primeiro ministro britânico
"Sucesso é a habilidade de ir de fracasso em fracasso sem perder o entusiasmo."
 
Peter Drucker - O pai da Administração Moderna
"Onde há uma empresa bem-sucedida, alguém tomou uma decisão ousada."
"A melhor estrutura não garante resultados e nem receitas, mas a estrutura equivocada é certeza de fracasso."
"Os elefantes demoram para se adaptar; já as baratas sobrevivem em qualquer ambiente."
 
Vladimir Lênin - ex-presidente soviético
"Se você não faz parte da solução, é parte do problema."
 
Michael Porter - professor e estrategista
"Uma empresa sem estratégia faz qualquer negócio."
 
Ortega y Gasset - Filósofo espanhol
"Só é possível avançar quando se olha longe."
 
C. K. Prahalad - guru indiano
"O êxito é conseqüência de objetivos ambiciosos."
"Liderar não consiste em mudar os outros, e sim inspirá-los com o próprio exemplo para que alcancem os objetivos propostos."
 
Dwight D. Eisenhower -  ex-presidente dos EUA
"Um plano não é nada, mas o planejamento é tudo."
 
 
 
 
 
 
 

Wednesday, October 22, 2008

Disruption Innovation Case -> Tata Nano Inovação Disruptiva -> Tata Nano

TATA Nano
 

O que está oferecendo?

A Tata oferece um produto de baixo custo para um mercado low-end negligenciado. Enquanto os carros europeus mais baratos custam em torno de US$ 13.000, o Tata Nano chegará ao mercado por aproximadamente US$ 2.200. O Tata Nano é um carro, totalmente básico, onde o consumidor não pode esperar nenhum tipo de luxo e conforto. A eletrônica embarcada é a somente necessária para o carro andar. A segurança é a mínima admitida no mercado indiano e abaixo dos requisitos europeus e americanos. 

Mercado Atendido:

A intenção é atingir um mercado low-end das classes C e D, impossibilitadas atualmente de possuir um automóvel. A expectativa desse automóvel é dar mais flexibilidade e agilidade aos clientes em substituição ao transporte público deficitário.

Características da Inovação Disruptiva

·        Menor Performance: é um carro que mostra uma performance e desempenho nas ruas muito limitado. Sua velocidade máxima gira em torno de 90 km/h;

·        Mais Barato: atua no mercado com preços extremamente atrativos para classes C e D. A princípio chegará ao mercado por aproximadamente US$ 2.200,00;

·        Mais Simples: um carro considerado popular e onde o comprador não tem a opção de acrescentar nenhum item que possa deixar o carro mais "luxuoso";

·        Maior Conveniência: o Tata Nano é conveniente por estar sempre disponível para os usuários em comparação com a utilização do transporte público. Além do status que todo carro proporciona dentro do círculo social, o Tata Nano propriciará agilidade, flexibilidade e liberdade aos novos proprietários.

Reações e Conseqüências

Imaginar que camadas sociais numerosas possam ter acesso a um carro dentro de uma cultura mundial de que o veículo representa status, significa dizer milhares de unidades logo tomaram conta das ruas. O que mais causa preocupação é o fato da infra-estrutura das cidades e das estradas não estarem dimensionadas para esse novo contingente. Não podemos esquecer também do aquecimento global causado pela emissão dos gases do efeito estufa, bastante presentes nos motores a combustão.

Tuesday, October 21, 2008

Disruption Innovation Case -> Nintendo Wii, Caso de Inovação Disruptiva -> Nintendo Wii

NINTENDO Wii
O que está oferecendo?
É um dos exemplos mais atuais em termos de inovação disruptiva. O Nintendo Wii é um vídeo game criado a partir da inovação no modelo de negócio e desenvolvimento. Até então, todos os competidores focavam na inovação incremental dos consoles, sempre buscando uma capacidade de processamento gráfico maior. Seus concorrentes PS3 e X-Box 360 baseiam-se em tecnologias blu-ray de alta definição e continuam utilizando os mesmo joysticks convencionais. A Nintendo decidiu romper com o padrão e criou o joystick Wii-Mote. O Wii-Mote é um controle sem fio que se comunica com o console por bluetooth e por infra-vermelho. Além disso o controle é equipado com uma extensão chamada de Nunchuck, possibilitanto o uso das duas mãos. Tanto o Wii-Mote quanto o Nunchuck são equipado com sensores de movimento e acelerômetros, o que possibilita comandar o vídeo game através de movimentos reais, por exemplo jogo de boliche, tenis, baseball, arco e flecha, etc.

A estratégia da Nintendo foi focar na maneira de jogar ao invés da capacidade gráfica. Com isso acabou satisfazendo a necessidade das crianças em jogos mais lúdicos e também despertou a vontade de jogar em pessoas que mais velhas que se viam intimidadas pela complexidade de comandos dos vídeo games tradicionais.

É um vídeo game interativo, a qual o jogador é projetado para dentro da tela e com isso participando com movimentos reais dentro do contexto do jogo. Uma das idéias da Nintendo era fazer um vídeo game para que as crianças se movimentassem, evitando assim que elas entrassem em um estágio de obesidade, que atualmente é um grande problema mundial.

Mercado Atendido:

A Nintendo criou um mercado entre as pessoas mais velhas e que se sentiam intimidadas diante da complexidade dos demais vídeo games. Junto com esse mercado ocorreu uma redefinição do mercado low-end uma vez que passou a ser uma febre entre as crianças menores. Os jogos mais famosos não são os que incluem violência, mas sim jogos de tenis, baseball, golf, etc.

Características da Inovação Disruptiva

·        Menor Performance: os gráficos não são de alta definição utilizando tecnologia blu-ray;

·        Mais Simples: a estratégia da Nintendo foi focar na maneira de jogar ao invés da capacidade gráfica. Com isso acabou satisfazendo a necessidade das crianças em jogos mais lúdicos e também despertou a vontade de jogar em pessoas que mais velhas que se viam intimidadas pela complexidade de comandos dos vídeo games tradicionais;

·        Mais Barato: por oferecer menor recursos gráficos e conseqüente menor necessidade de processamento, o Nintendo Wii, tem o custo em torno de 50% dos concorrentes;

·        Mais Conveniente: além de todo o exposto, o Wii oferece, através do Wii Menu, serviços de previsão do tempo, mensagens, criação de personagens Mii, on-line shop, jogos on-line, armazenamento de fotografias, etc.

Reações e Conseqüências

As vendas do Nintendo Wii tem sido o dobro da concorrência, que já se movimenta para tentar anular o que torna o Wii único. Enquanto isso a Nintendo prepara nova versão do vídeo game incluindo novas funcionalidades e provavelmente gráficos de alta definição.

 

Disruptive Innovation - Inovação Disruptiva

O que será que Wikipedia, SkypeLinux, PenDrives, Youtube, Google, Câmeras fotográficas digitais, etc têm em comum?
 
Em termos de inovação podemos dizer que todos eles são disruptivos, rompem com o padrão até então estabelecido e estabalecem um nova ordem.
 
Chamamos de inovação ou tecnologia disruptiva aquelas que prestam um serviço ao consumidor de maneira mais conveniente, simples e barata. Fatores que compensam a falta de performance em relação aos padrões de mercado. Aliás, um inovação disruptiva foca os seguintes mercados:

·        Low-end: mercado negligenciado pelos grandes players do setor por apresentar menor margem de ganho ou pela imprevisibilidade de reação. No Brasil se fala muito hoje em dia do aumento do poder de compra das classes C, D e E. É exatamente esse mercado que tem sido negligenciado durante décadas. A necessidade de consumo de energia, tecnologia, alimentos e entretenimento é enorme;

·        Novo mercado: é aquele que não existia ou não era visto até a colocação da inovação disruptiva no mercado. Não necessariamente é um mercado Low-end , por exemplo consumidores de PenDrive, vídeos sob demanda (Youtube), rede de relacionamento social (Orkut e Facebook), etc.

Uma característica fundamental da inovação disruptiva é a conveniência. Algo conveniente é algo que está sempre disponível quando você precisa, é algo que pode ter uma performance menor, mas pelo fato de estar disponível exatamente no momento no qual é necessário. Um bom exemplo de conveniência são as câmeras fotográficas dos aparelhos celulares. Elas têm uma performance, nesse caso resolução e óptica, menor (até 3,2 mega pixels) que o padrão de mercado (10 mega pixels), porém estão sempre disponível pelo fato de que estamos sempre carregando o celular. Milhares de situações não seriam registradas se precisássemos portar câmeras fotográficas pelo simples fato que carregamos esse tipo de equipamentos somente para festas, eventos, etc. Conveniência é a palavra chave que faz o consumidor aceitar algo com menor performance e mais simples.

O termo Disruptive Innovation ou "Inovação Disruptiva" foi criado por Clayton Christensen (1997) no seu livro "O dilema do inovador". A inovação disruptiva pode ser entendida como uma mudança profunda causada, por exemplo, por novas tecnologias.


Sunday, October 12, 2008

Web2.0 Inovação em Marketing / Web2.0 Innovation in Marketing


Aqui vão algumas idéias para marketing utilizando o potencial da Web2.0, aliás, vc é um profissional 2.0? Não sabe o que é isso? Melhor procurar saber...

Below some ideas for marketing using the Web2.0 features. Moreover, are you a professional 2.0? You don't know about that? Better find out...

1. tenha o site listado nos mecanismos de busca / get your site listed in search engines
2. use pay per click do Google e Yahoo / use pay per click from Google and Yahoo
3. faça comentários em fóruns de discussão / post comments in forums
4. crie um blog sobre seu ramo de atividade / create a blog about your business
5. escreva artigos e poste na internet / write articles and post in internet
6. participe de grupos do yahoo e google / participate in groups like yahoo and google7. contribua para Wikipedia, escreve e coloque o link / contribute to Wikipedia, write and add a link8. crie um podcast / create a podcast
9. crie perfil nos sites de relacionamento / create profile in the social network sites10. venda nos sites populares (mercado livre, shopping uol, etc) / sell on popular sites (mercado livre, shopping uol, etc)11. escreva newsletters e e-mail marketing / write newsletter and e-mail marketing
12. Crie RSS fedd para os artigos / create RSS feed for your articles13. ofereça um e-curso grátis / offer a free e-course
14. ofereça um produto/brinde para opiniões sobre seus produtos / offer a product for free in exchange for an online review15. participe do linkedin e similares / participate from linkedin and similars
16. crie vídeos e poste no youtube / create videos and post them in youtube
17. ...

Tenho uma lista de mais de 100 itens. Vou postando frequentemente.
Lembre-se que que na Web2.0, quem faz a marca, cria o conteúdo e transmite o valor são os próprios usuários.

I have a list with more than 100 items. I will post them regularly.
Keep in mind that in the Web2.0, the users create the brand, content and distribute the value.


Esses tópicos de hoje foram apenas os mais simples e básicos.
The todays topics are only the most simple and basic.